As normas de beleza para região glútea têm mudado ao longo dos séculos, principalmente na nossa cultura, na qual é alvo de atenção especial. As mulheres contemporâneas buscam um visual atlético, com curvas bem definidas na área glútea. Os padrões de beleza incluem um glúteo bem projetado e uma linha uniforme que, em perfil, torne a curva natural da cintura ao joelho.
Podemos trabalhar essa região no sentido de seu aumento com o auxílio dos implantes glúteos, bem como com os preenchimentos de gordura lipoaspirada de outras regiões do próprio paciente.
Para pacientes em quem não encontramos área doadora de gordura, temos a necessidade do aumento da região glútea somente com os implantes. O implante é introduzido através de uma pequena cicatriz no sulco interglúteo dentro da massa muscular após a criação do devido espaço para o implante.
Já para aqueles que possuem algum local com acúmulo de gordura, indicamos a lipoaspiração localizada e a utilização da gordura de forma injetada na área dos glúteos, deixando-os mais volumosos e arredondados. Os enxertos de gordura têm uma capacidade de permanência, sem absorção, em torno de 50% do volume injetado. Os resultados são bastante satisfatórios, principalmente para quem necessita alterar a silhueta como um todo.
Necessitamos sempre de uma avaliação criteriosa para indicar o melhor procedimento ou suas associações.